Publicado em: 02/06/2020 visitas: 124
A evolução tecnológica está facilitando cada vez mais a nossa rotina por meio inúmeros aplicativos criados para auxiliar nas mais diversas atividades. Dentre eles podemos destacar o WhatsApp, que recentemente assumiu a liderança no ranking dos apps mais utilizados no mundo, ultrapassando até mesmo o Facebook. Apenas no Brasil a plataforma já soma cerca de 120 milhões de usuários mensais.
Consequentemente sua popularização refletiu e modificou não apenas nossa comunicação com familiares e amigos, mas também com vizinhos, principalmente quando falamos sobre condomínios. Apesar da larga oferta de ferramentas específicas para a gestão e comunicação deste setor, o app de troca de mensagens instantâneas tem sido cada vez mais usado por síndicos para uma comunicação mais dinâmica com moradores e funcionários. Mas será mesmo o WhatsApp a forma mais adequada para lidar com informes, queixas e solicitações do seu condomínio?
Não existe hoje um consenso sobre a indicação ou contraindicação do uso da ferramenta. O que se sabe é que se por um lado ele reforça a integração e agiliza a troca de informações sobre ocorrências, por outro ele pode também possibilitar o aumento de intrigas e discussões quando não utilizado com bom senso. Diante disto, cada síndico deve então avaliar os prós e contras de acordo com a opinião e o comportamento de seus condôminos.
No post de hoje apresentamos alguns pontos que podem te ajudar com o uso da ferramenta em sua gestão. Confira:
1 – Decida sobre a criação de grupos por meio de uma assembleia
Antes de criar um grupo no WhatsApp formado por síndico, administração e condôminos, o ideal é marca uma assembleia para discutir a questão com todos. Vale lembrar que o grupo deixará dados pessoais, como o número de telefone, expostos entre todos os participantes, e quando não acordado, isto pode ser considerado violação da intimidade, gerando processos judiciais. Portanto, marque uma data para debater a ideia.
2 – Defina regras sobre seu uso
Como tudo em condomínio, é fundamental que o grupo do WhatsApp também tenha regras claras de uso definidas pelo síndico. Não permitir mensagens de “bom dia e boa noite”, memes, além de debates sobre política e religião, irá evitar problemas e fará com que a comunicação seja eficiente em torno de um único objetivo: falar especificamente sobre as questões do condomínio.
3 – Administre o grupo de forma eficiente
Assim como as regras do condomínio, é dever do síndico também deixar claras as regras do grupo, e fazer com que elas sejam cumpridas. Sempre que necessário você deverá se posicionar e intervir para não ser considerado como negligente.
4 – A comunicação apenas para administradores
Hoje o WhatsApp já possui configurações que permitem que apenas os administradores do grupo possam enviar mensagens, enquanto os demais participantes ficam limitados a responder ao administrador. Esta função poderá evitar discussões desnecessárias, e funciona de forma mais eficiente do que as já conhecidas listas de transmissão, que exigem que o destinatário tenha o contato do remetente salvo.
5 – Lembre sempre que este não é um canal oficial
Deixe sempre claro que o WhatsApp não é o canal oficial de comunicação entre a administração e os moradores, e que pedidos ou reclamação não podem ser formalizadas por meio dele. Sempre que necessário, reforce o canal oficial para os condôminos, seja ele um e-mail, um aplicativo do próprio condomínio, o livro de ocorrências, o site do condomínio, entre outros.
Sabendo utilizar e controlar, os grupos no WhatsApp podem ser ótimos aliados para uma gestão ainda mais eficiente!
Fonte da notícia: Abreu e Reis